Além de proporcionar maior conexão consigo mesmo, a yoga ainda pode ser uma poderosa aliada no emagrecimento

Atualmente, a busca por uma vida saudável está indo muito além de dizer adeus às gorduras acumuladas. A saúde da mente e do espírito vem ganhando cada vez mais espaço e importância no dia a dia e cada vez mais pessoas procuram por um exercício completo que equilibre o físico e o espiritual.

Com isso, a procura por aulas de yoga tem crescido cada vez mais. Originária nas disciplinas físicas e mentais da Índia, seus diversos tipos e benefícios estão hoje espalhados por todo o mundo.

Além de oferecer flexibilidade, equilíbrio e meditação, a yoga também é uma excelente alternativa de exercício para quem está buscando um emagrecimento saudável e duradouro.

Com diversas opções de posições que conciliam as práticas originais com o fortalecimento do organismo, é possível praticar a yoga e colher benefícios em todas as áreas da vida, do físico ao mental.

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Exercícios de yoga: benefícios

Muito indicados para quem deseja colocar o estresse e seus efeitos colaterais de lado, os movimentos e posturas da yoga funcionam como uma reintegração do corpo com o espírito, de maneira que todo o organismo passa a trabalhar em conjunto na busca por uma vida mais saudável.

Problemas posturais também podem ser corrigidos gradualmente nas aulas de yoga, que funcionam como reguladoras da pressão arterial, colesterol e circulação sanguínea.

O poder de relaxamento que as aulas de yoga têm também possuem efeito terapêutico em pessoas que sofrem de transtornos como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Quando aliadas à meditação, a sensação de bem estar é ainda mais potencializada.

E a estrutura corporal também se beneficia da prática do yoga. Além de oferecer um funcionamento mais equilibrado do organismo, é possível aumentar a resistência muscular, a flexibilidade dos membros e perder peso já definindo o abdômen somente com as aulas de yoga.

Se fazer academia, correr e caminhar não fazem muito o seu estilo, que tal adotar a prática da yoga como exercício semanal para liberar as energias estressantes e emagrecer com saúde?

Exercícios de yoga: posições para iniciantes

O primeiro passo para começar a colher bons resultados das aulas de yoga é não se intimidar. É comum, após ver imagens de posições avançadas sendo executadas, sentir que jamais irá atingir esse nível.

Mas não se acanhe. A yoga é uma prática democrática e indicada para todos os tipos de pessoa. A evolução da dificuldade das posições virá com o tempo e com prática, uma vez que o mais importante e melhorar o equilíbrio entre corpo e mente e, de quebra, definir o corpo.

Para quem está começando, trinta minutos diários do exercício são suficientes para iniciar a adaptação do organismo aos novos hábitos sem forçar seus limites físicos, que devem evoluir gradualmente com as aulas.

Caso decida começar a prática por conta própria, um espaço calmo, um tapete macio e uma roupa confortável é tudo do que você precisa. Busque sempre realizar exercícios de respiração juntamente com as posições do corpo para potencializar os resultados das aulas.

Conforme a sua flexibilidade aumenta e seu organismo passa a responder de maneira positiva à prática da yoga, você pode ir adicionando novas posições ao treino diário.

 

Posição do triângulo

Para realizar a posição do triângulo, fique de pé e mantenha suas pernas afastadas e esticadas. Incline seu torso para um dos lados e mantenha uma das mãos no tornozelo.

O outro braço deve ser elevado alinhado com o braço que está apontando para baixo, formando uma reta. Olhe sempre para a mão que está levantada. Mantenha a posição por 15 segundos e troque de lado.

 

Posição do guerreiro

Mantenha uma das pernas flexionadas, com o pé direcionado para frente. A outra perna deve se manter atrás, sempre alongada, com o pé em posição perpendicular ao da frente.

Mantenha seus braços elevados e esticados, com as mãos sempre juntas. O olhar deve manter-se sempre em direção às mãos, que apontam para o teto.

 

Posição do barco

Sente-se no tapete, mantendo apenas seus dedos da mão apoiados no chão. As pernas devem ser erguidas à sua frente e dobradas levemente, formando uma espécie de “V”, com o corpo todo. Seu olhar deve ser direcionado à ponta do nariz enquanto durar a posição.

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