Saiba como perder peso e tonificar os músculos com esse exercício simples

Muitos ainda acreditam que, para perder peso, é preciso investir em uma academia com grande diversidade de equipamentos e fazer grandes esforços, treinando séries complexas ao menos três vezes por semana.

Se você deseja emagrecer com saúde sem precisar gastar tanto, pular corda pode ser a atividade física certa para você. Com a possibilidade de ser realizada em qualquer lugar e com apenas um instrumento simples, a corda, esse exercício trabalha diversas regiões do corpo e aumenta a resistência do organismo.

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Exercício de pular corda

Exercícios de pular corda: como começar

O primeiro passo para começar a pular corda e fazer dessa atividade o seu principal exercício para emagrecer é escolher o equipamento correto: corda e tênis.

A corda

Para escolher a corda do tamanho ideal, é preciso medi-la antes de comprar. Adquirir uma corda do comprimento errado pode comprometer a qualidade e a evolução dos seus exercícios.

Para saber se a corda possui o tamanho ideal para você, fique de pé com um dos pés prendendo a corda no chão. Levante seus braços e examine até onde a corda chega. Para ser considerada de bom tamanho, ela não pode ultrapassar a linha das axilas e nem ficar abaixo da região do peito.

No caso dos iniciantes, optar por uma corda mais longa é recomendado, já que a velocidade dos movimentos fica mais lenta com um comprimento mais longo do acessório.

Se você pretende desenvolver as habilidades a longo prazo, adquirir um modelo de comprimento ajustável é uma boa opção para alternar os tipos de exercício enquanto pratica.

O tênis

Uma vez que pular é um exercício de impacto, é preciso manter seus músculos protegidos de lesões e câimbras enquanto você realiza suas séries de corda. Selecione um modelo que ofereça conforto e alguma tecnologia de amortecimento.

Não precisa ser o modelo mais caro, ideal para atletas de alto rendimento, mas escolher uma alternativa intermediária vai garantir um bom desempenho nos exercícios e reduzir a ocorrência de dores e lesões ao longo do processo.

Exercícios de pular corda: como fazer

Existem diversas modalidades de exercícios de pular corda para colocar em prática depois de escolher o seu equipamento ideal. Todas elas visam aumentar a resistência corporal, tonificar os músculos e queimar calorias.

Pulos intervalados

O ritmo inicial deste exercício deve ser leve e moderado na velocidade e mantido por um minuto. Os pés precisam estar sempre batendo no chão duas vezes por volta da corda.

Após o tempo marcado, acelere o ritmo pelos próximos 30 segundos a 1 minuto, até sentir um aumento na pulsação. Reduza a velocidade novamente e repita esse processo por dez minutos seguidos.

Usando apenas uma perna

O fortalecimento dos músculos e articulações inferiores é um dos principais benefícios em pular corda. Por isso, uma maneira de acelerar esse desenvolvimento corporal é usar apenas uma perna para pular e fazer os exercícios.

Com ritmo que vai do leve ao moderado, conte de 20 a 25 voltas da corda em cada perna antes de trocar. Após mais 25 voltas na outra perna, pule 10 com os dois pés, como estratégia de descanso e recuperação. O circuito de exercícios deve ser repetido até atingir dez minutos de atividade.

Pulos duplos

A virada dupla é uma excelente estratégia para quem pula corda, pois auxilia no desenvolvimento de velocidade no exercício, além de aprimorar seus reflexos.

Para incorporá-la em seus treinos, dê um impulso mais forte e pule alto o suficiente para conseguir dar duas voltas de corda antes que seus pés toquem o chão novamente.

Realize de 5 a 10 viradas duplas intercaladas com 1 minuto de pulos convencionais e mais lentos até que se completem os dez minutos de treino.

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