Aprenda a calcular o seu Índice de Massa Corporal e tenha mais controle da saúde do seu organismo

Manter-se saudável e dentro do peso ideal é uma das grandes metas que movem o mundo atualmente. E existem diversas ferramentas que podem auxiliar neste caminho para uma vida melhor, para isto faz-se necessário descobrir o que é imc e como calculá-lo para lhe auxiliar.

Aplicativos de controle de calorias, dietas especiais, exercícios físicos, etc., são alguns dos métodos que podem ser usados para atingir o seu objetivo. Mas uma das ferramentas mais antigas que auxilia pessoas a traçarem uma meta de peso ideal a ser buscada é o cálculo do IMC.

Mas o que significa essa sigla e como ela pode ajudar pessoas que estão acima do peso a atingirem o número ideal na balança?

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O que é IMC

O que é IMC

IMC é a sigla para o Índice de Massa Corporal, uma medida de reconhecimento internacional amplamente utilizada para calcular se a pessoa se encontra dentro da faixa de peso ideal ou se está acima do peso ou obesa.

O cálculo do IMC também serve para determinar se o indivíduo está muito abaixo do peso, o que faz dele uma unidade de medida versátil que auxilia a todo o tipo de pessoas na busca por uma vida mais saudável, estando elas abaixo ou acima do peso ideal.

Este índice está em uso desde o final do século 19, quando foi desenvolvido por Lambert Quételet, e é hoje uma das medidas oficiais utilizadas pela Organização Mundial da Saúde para mensurar a obesidade a nível global.

Como calcular o seu IMC

Chegar ao número que corresponde ao seu índice de massa corporal é bem simples e pode ser feito em casa com a ajuda de uma calculadora: divida o seu peso em quilogramas pelo quadrado da sua altura em metros.

calculo-imc

Mas se você busca uma forma mais simples de encontrar o seu IMC on-line, a nossa calculadora faz todo o trabalho por você.

Após encontrar o valor correspondente ao seu IMC, é preciso verificar em qual parte da tabela oficial de índice de massa corporal ele se encaixa e descobrir se você precisa ganhar ou perder peso para ter conquistar o IMC ideal e ter uma vida mais saudável.

IMC (kg/m²)

Classificação

ABAIXO DE 17

MUITO ABAIXO DO PESO

ENTRE 17 E 18,49

ABAIXO DO PESO

ENTRE 18,5 E 24,99

PESO NORMAL
ENTRE 25 E 29,99

ACIMA DO PESO

ENTRE 30 E 34,99

OBESIDADE I

ENTRE 35 E 39,99

OBESIDADE II (SEVERA)

ACIMA DE 40

OBESIDADE III (MÓRBIDA)

Limitações do Índice de Massa Corporal

Ainda que o IMC seja a mensuração oficial da quantidade de gordura corporal, existem algumas lacunas informativas que ela não preenche por considerar apenas o peso e a altura e não o tipo de massa corporal ou a distribuição desse peso pelo organismo.

Pode acontecer de uma pessoa magra, mas com grande quantidade de músculos, apresentar um IMC que indica que ela está acima do peso ou até mesmo obesa, quando na realidade ela apenas possui músculos.

Este exemplo ilustra uma das grandes limitações do IMC: não há diferenciação real entre quem é gordo ou magro. Outros pontos limitados do IMC são a não consideração de diferenças étnicas na realização do cálculo e não haver classificação especial para pessoas idosas, que precisam ser diferenciadas.

Na tentativa de preencher essas lacunas, outras medidas foram criadas com o intuito de mostrar de maneira mais precisa a real quantidade de gordura que um indivíduo possui em seu organismo.

IAC e Aparelho de Impedância Bioelétrica

Os métodos mais utilizados em alternativa ao IMC são o Índice de Adiposidade Corporal (IAC) e o aparelho de impedância Bioelétrica, também conhecido como método IMC brasileiro.

O que é o IAC e como calculá-lo

O principal objetivo do IAC é encontrar a medida real da quantidade de gordura presente no organismo. Para chegar no resultado final, medido em porcentagem, é levada em consideração o tamanho dos quadris em relação ao tamanho da cintura. Quanto maior essa porcentagem, mais acima do peso o indivíduo se encontra.

No IAC, para que a quantidade de gordura não seja confundida com massa magra, como acontece no IMC, o peso não é utilizado no cálculo. Esta alternativa ao Índice de Massa Corporal também considera o fator étnico ao realizar o cálculo.

Calculando o seu IAC

Segundo pesquisas realizadas por Richard Bergman, na Universidade do Sul da Califórnia, a altura e a circunferência do quadril eram os fatores mais ligados à quantidade de gordura corporal em uma pessoa.

A partir disso, a equação da porcentagem de gordura foi desenvolvida, na qual a altura deve ser em metros e a circunferência do quadril em centímetros:

Na hora de comparar os seus resultados, considere sempre que mulheres com 21 a 32% são consideradas saudáveis. Valores entre 32 a 38% já se encontram na faixa de sobrepeso e acima de 38% significa obesidade.

Homens com Índice entre 8 a 20% estão na faixa saudável. A faixa entre 20 a 25% é considerada acima do peso e acima de 25% significa obesidade.

Aparelho de Impedância Bioelétrica

APARELHO DE IMPEDÂNCIA BIOELÉTRICA

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo, na unidade de Ribeirão Preto, pessoas com o IMC considerado saudável ainda assim podem sofrer problemas de saúde, como diabetes e hipertensão.

Com isso, surgiu a necessidade de monitorar a massa corporal de forma mais específica, para verificar se as pessoas consideradas saudáveis segundo seu IMC estão realmente livres de problemas de saúde.

No Aparelho de Impedância Bioelétrica, não somente o cálculo do IMC é utilizado, mas outras informações mais detalhadas acerca do indivíduo são consideradas ao determinar o seu índice de gordura corporal.

O aparelho funciona de forma similar a uma balança convencional, na qual a pessoa sobe por trinta segundos e precisa segurar dois bastões, que são ligados à balança.

Utilizando a corrente elétrica do organismo do indivíduo, o aparelho mede a quantidade de “massa gorda” presente no corpo. Este método resolve a confusão em dar um IMC de obeso para pessoas musculosas, já que a massa magra não é considerada neste índice.

Todas essas ferramentas apresentadas aqui devem ser utilizadas com consciência na busca por uma vida mais saudável. Confira dicas de alimentação consciente na Dieta dos Pontos, Dieta Dukan e a Dieta Low Carb.

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