Nadar é uma das atividades físicas mais completas de todas e que ainda oferece uma das mais eficientes queimas de calorias

É de conhecimento geral que nadar é uma das atividades físicas mais prazerosas que existem, tanto para pessoas comuns, como para atletas de alto rendimento.

Além de ser muito associada ao lazer, a piscina também pode ser uma excelente alternativa para quem deseja perder peso. Indicada para todos os tipos de pessoas, inclusive as que lutam contra o sobrepeso e a obesidade, a natação possui muitas vantagens quando comparada a outros esportes.

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Exercício de natação

Exercícios de natação: benefícios

Um dos principais benefícios e vantagens oferecidos a quem opta por incluir a natação na rotina é o baixo impacto do esporte no corpo. Diferentemente do que acontece na corrida ou em algumas artes marciais, na natação o corpo não corre riscos de lesões musculares.

Além disso, o aparelho cardiorrespiratório também é trabalhado de maneira gradual e se desenvolve de maneira positiva, o que ajuda a manter o coração longe de problemas ao longo da vida.

No que diz respeito à queima de calorias, a depender da frequência e intensidade do nado, é possível gastar de 300 a 500 calorias por hora na natação, que é um excelente número para quem deseja emagrecer e está aliando esportes e alimentação saudável para atingir esse objetivo.

Dentre os diferentes tipos de nado, o borboleta é que o queima mais calorias durante o treino, podendo chegar às 770 calorias em uma hora. Nado de peito, costas e o crawl são equivalentes, ficando em torno de 560 a 630 calorias em uma hora de prática.

Mas o ideal na uma hora de prática é intercalar os diferentes tipos de nado para potencializar o organismo e atingir uma queima de calorias mais elevada devido à variação no esforço físico.

Exercícios de natação: tipos de treino

Praticar a natação durante três dias na semana já é o suficiente para colher resultados positivos no processo de emagrecimento. Mas é importante que essa atividade física também ofereça bem estar mental e que você se sinta bem ao entrar na piscina e praticar seus treinos.

Fugir da monotonia é outro ponto importante na prática de esportes para que o seu rendimento não caia. Por isso, variar os estilos de treino durante os dias da semana e buscar novas modalidades conforme o seu organismo evolui no esporte são dicas valiosas que fazem com que a natação seja sempre um momento interessante e motivador.

 

Opção de treino 1

Comece nadando 600 metros de crawl, passando para 200 metros de perna e 50 metros de crawl mais intenso. Faça 30 segundos de intervalo antes de passar para a próxima série.

Retome com 600 metros de braço, mantendo a respiração frequente a cada 3 braçadas e finalize com 200 metro livres, que podem ou não misturar os diversos estilos de nado.

 

Opção de treino 2

Inicie o treino repetindo 4 vezes 150 metros de crawl e 50 metros de perna. Passe para 100 metros medley, repetindo 4 vezes, assim como os próximos 200 metros, que devem ser de braço e intensos.

Após 45 segundos de intervalo, retome com 300 metros de crawl soltos, que finalizarão o treino.

 

Opção de treino 3

Entre na piscina já completando 500 metros de crawl simples, passando para 400 metros de crawl intenso, com intervalos de 30 segundos a cada 100 metros completados.

Retome com 4 repetições de 400 metros de braço e 100 metros de crawl intenso, sempre com 30 segundos de intervalo. O final do treino deve contar com 400 metros de nado de braço, usando as palmas e 100 metros livres, para relaxar o corpo.

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