Além de refrescar no verão, a piscina também pode ser usada para perder peso rápido

Uma das alternativas de exercícios físicos que vem ganhando cada vez mais espaço entre quem deseja emagrecer é a hidroginástica, que consiste em exercícios aeróbicos feitos dentro da água.

Por não oferecer impacto nas articulações, já que é feita na água, a hidroginástica sempre foi muito praticada por pessoas acima dos 60 anos. Porém, qualquer um, independentemente da idade, pode se beneficiar das séries de exercícios que, além de queimar calorias, pode ser vista como um momento de relaxamento e descontração.

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Exercícios de hidroginástica: benefícios

Além de proporcionar uma atividade física relaxante e que não compromete as articulações e nem oferece a típica exaustão pós-treino de outros exercícios e em um circuito de hidroginástica realizado neste período, é possível queimar esportes, a hidroginástica auxilia no combate ao estresse.

A capacidade aeróbica também e desenvolvida durante as aulas, bem como a resistência física a determinados exercícios. A circulação também agradece quando você coloca na sua agenda as aulas de hidroginástica.

A versatilidade do desenvolvimento corporal é outra das vantagens das aulas de hidroginástica, que permitem o uso de pesos, halteres e outros acessórios para potencializar ainda mais a queima de calorias.

Exercícios de hidroginástica: como fazer

Para que as aulas surtam efeito e contribuam para o emagrecimento saudável, é recomendado que sejam realizadas, no mínimo, três vezes por semana, em períodos de 45 a 50 minutos por aula.

Uma das vantagens em optar pela hidroginástica como exercício para emagrecer é que, só de entrar na água, o seu corpo já começa a queimar calorias. Isso porque a temperatura da piscina é sempre mais baixa que a do corpo, que precisa gastar energia para se adaptar a ela.

até 400 calorias, o que representa 1200 calorias queimadas por semana em apenas três aulas.

Exercícios de hidroginástica:

 

Exercício 1

Um dos exercícios mais utilizados nas aulas de hidroginástica é correr a partir de uma das bordas da piscina, sempre elevando os joelhos na altura dos quadris. Os braços devem estar flexionados de maneira alternada às pernas.

Ao chegar à outra borda, faça o caminho inverso de costas, batendo as penas e mexendo os braços de dentro para fora. Repita esses movimentos por cinco minutos.

 

Exercício 2

Para trabalhar os braços e a resistência dos músculos inferiores, este exercício é um dos mais recomendados. Apoie seus pés no chão, mantendo as pernas afastadas.

Segure um tubo de piscina no meio com as duas mãos, sempre com a palma virada para baixo. Empurre o tubo até que seus braços fiquem estendidos, repetindo o movimento 30 vezes.

 

Exercício 3

A musculatura das suas pernas e abdômen será o foco deste terceiro exercício. Flexione para trás uma das pernas a 90 graus, mantendo o peito do pé apoiado no meio de um tubo de piscina.

Com os braços abertos, empurre o tubo para baixo de forma que a sua perna fique estendida. Faça 30 repetições deste exercício para cada perna.

 

Exercício 4

Para tonificar os braços e o abdômen, inclua este exercício no seu circuito da aula. Com as mãos estendidas na largura dos ombros, sem tirar os braços e mãos de dentro da água, movimente o tubo de piscina para cima e para baixo.

O tubo precisa estar sempre junto ao corpo no começo do exercício, sempre abaixo do peito. Comece realizando movimentos para frente e para trás, passando para movimentos de um lado para o outro, não esquecendo de rotacionar o seu tronco junto com o tubo.

 

Exercício 5

A corrida em baixo d’água é um dos melhores exercícios da hidroginástica, por trabalhar todo o corpo com a vantagem de não impactar e lesionar os músculos.

Para realizar este exercício, eleve uma das suas pernas no ângulo de 90 graus, estendendo à sua frente o braço oposto a ela. Troque rapidamente de perna e braço, repetindo essas trocas por 30 vezes.

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