O acompanhamento psicológico, juntamente com o nutricional e físico, são os diferenciais do método

Atualmente, alternativas de emagrecimento que oferecem um corpo mais esbelto, mas pecam na saúde já não são mais as preferidas. Conquistar o corpo dos sonhos, mas sem abrir mão da saúde tornou-se prioridade na busca pela dieta ideal.

A reeducação alimentar acompanhada de profissionais da saúde é um dos principais caminhos escolhidos por quem deseja perder peso e ganhar mais saúde.

Por essas razões, o sucesso da Dieta Ravenna no Brasil é facilmente explicado. Diferentemente de outros métodos, esse esquema de emagrecimento leva em consideração a individualidade de cada um, não existindo um cardápio modelo a ser seguido.

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Dieta Ravenna

O que é a dieta Ravenna?

Desenvolvida na Argentina, em meados da década de 1990, pelo médico psicanalista Máximo Ravenna, o método da dieta que leva seu nome consiste em três etapas principais: corte, medida e distância.

Em outras dietas, é comum encontrar com facilidade cardápios genéricos disponíveis em livros, revistas e na internet, uma vez que a grande maioria delas não leva em consideração a individualidade de cada um para ser colocada em prática e trazer resultados.

O método criado por Máximo, por mais que também tenha como uma das bases a ingestão reduzida de calorias, também considera o acompanhamento nutricional e o exame minucioso do fator psicológico tão importantes quanto a alimentação.

A depender de seus gastos energéticos diários, de quanto peso quer perder e da existência ou não de transtornos alimentares, um cardápio será montado conjuntamente com você e seu nutricionista, cuja ingestão máxima de calorias deverá estabelecer-se entre 800 e 1200.

Colocando a dieta Ravenna em prática

A primeira fase da dieta Ravenna, a fase de corte, é o momento onde todos os hábitos nocivos à saúde devem ser identificados e retirados da rotina para que o processo de emagrecimento seja também um caminho para uma vida mais saudável.

Na segunda fase do processo, conhecida como fase de medida, cabe à pessoa e seu time de profissionais da saúde decidirem qual deve ser o tamanho de cada porção a ser ingerida nas refeições, sempre levando em consideração suas necessidades energéticas pessoais.

Na fase final, de distância, devem ser determinados o intervalo de horas entre as refeições no dia, bem como quais alimentos devem ficar de fora da dieta, em caso de servirem como gatilho para uma crise de compulsão alimentar. Esse intervalo pode variar de três a seis horas, a depender das especificidades do indivíduo.

A montagem do cardápio

Para o método da Dieta Ravenna, é preciso fazer quatro refeições diárias dentro do limite de calorias estabelecido na primeira fase: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Ainda que nenhum dos principais grupos alimentares seja excluído por completo das refeições, existem algumas restrições, em geral relacionadas aos carboidratos simples, que contêm açúcares e farinha refinados em sua composição.

Alguns exemplos são: pães e massas não integrais, bolos e doces. Queijos amarelos e frituras também ficam de fora da lista de alimentos permitidos dentro das refeições enquanto durarem as três primeiras fases.

Os alimentos que recomenda-se incluir na dieta são, em geral, muito ricos em fibra, possuidores de baixo índice glicêmico, termogênicos, carnes magras ou parte do grupo de cítricos.

Para complementar o cardápio são recomendados suplementos alimentares e vitaminas, de forma a não faltarem nutrientes essenciais para a saúde.

Pós-dieta Ravenna

O período de duração da dieta varia de acordo com a quantidade de peso a ser perdida. Após atingir esse novo peso, o indivíduo inicia a fase de manutenção corporal, na qual é possível ingerir os alimentos restringidos em quantidades moderadas.

A média de peso de quem inicia a dieta Ravenna é de 7 a 10% do total de quilos que possuía antes ainda no primeiro mês.

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