Saiba como engordar alimentando-se adequadamente sem aumentar os níveis de gordura e colesterol

Na contramão do mundo moderno, onde muitas pessoas sofrem com o sobrepeso e sentem necessidade de emagrecer, existem indivíduos que precisam engordar para serem mais saudáveis.

Ser magro demais e ter que vivenciar a falta de nutrientes, fraqueza e outros problemas de saúde pode ter diversas causas, dentre as quais se encontram problemas hormonais, transtornos alimentares e psicológicos e até mesmo a genética que condiciona a um metabolismo acelerado.

Antes de iniciar um processo para engordar, investigue mais profundamente as causas da dificuldade em ganhar peso. A depender do diagnóstico, não somente alterações alimentares serão necessárias para conseguir alcançar o objetivo de aumentar alguns números na balança.

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Dieta para engordar: como fazer

O primeiro passo para começar uma dieta para engordar é saber que não basta comer tudo indiscriminadamente. Fazendo isso, você ganha peso, mas pode perder em saúde aumentando também os níveis de colesterol ruim e de gorduras acumuladas no organismo.

Para engordar com saúde, é preciso optar pelos alimentos corretos, que sejam calóricos, mas que também ofereçam os nutrientes necessários para compor uma alimentação saudável.

Aumente a quantidade de calorias consumidas com base no que você normalmente gasta, ultrapassando esse número para acumular reservas de energia.

Os alimentos ricos em açúcar e carboidratos simples, como massas e arroz comum, podem fazer parte da sua dieta mas não podem ser a sua fonte principal de calorias.

Priorize os carboidratos complexos, presentes em alimentos integrais, como pães e massas, bem como carnes magras para evitar o acúmulo de gorduras ruins para o organismo.

Também sempre procure olhar no rótulo dos alimentos em busca das gorduras trans. Evitá-las é importante para manter seu sistema circulatório sempre protegido.

E não apenas alimentos que engordam da maneira errada devem ser evitados. Os termogênicos, como a cafeína, pimenta e alguns chás, devem ficar fora do cardápio por acelerarem o metabolismo e proporcionarem uma queima extra de calorias.

Dicas para realizar a sua dieta para engordar

Cada indivíduo possui gastos calóricos diários distintos, por isso, a montagem do cardápio deve ser realizada sob a supervisão de um médico ou nutricionista. Desta maneira, você tem certeza de que suas necessidades e preferências foram contempladas e que você conseguirá se adequar aos novos hábitos alimentares.

Alimentos preparados com azeite extravirgem, além de garantirem uma dose extra de colesterol bom ao organismo, também adicionam calorias boas à salada ou proteína que estão temperando.

Castanhas, nozes e peixes também são grandes aliados de quem deseja ganhar peso sem perder na saúde. As primeiras podem servir de excelentes lanches rápidos durante o dia e os peixes funcionam como uma alternativa à carne vermelha, tão saborosa quanto e sem as gorduras trans em sua composição.

Procure alimentar-se sempre de duas em duas horas, tendo três refeições principais no dia, que serão os momentos de maior ingestão calórica, e pequenos lanches entre essas refeições, que contem com alimentos saudáveis, saborosos e fáceis de ingerir, como as nozes, iogurtes e o abacate.

Como abrir o apetite na dieta para engordar?

Em muitos casos, o grande vilão do peso baixo é a falta de apetite, que pode ser derivada do acúmulo de maus hábitos alimentares ao longo dos anos ou sinal de um problema de saúde maior.

Se for o seu caso, não deixe de investigar mais a fundo o que está causando a falta de vontade de comer para que seja tratado de maneira detalhada e acompanhada por médicos.

A curto prazo, existem algumas estratégias que podem ajudar a aumentar a vontade de ingerir alimentos saudáveis e ganhar peso. Optar por alimentos líquidos como vitaminas e sucos ajuda a preparar o estômago para a ingestão de algo sólido.

No início, durante o período de adaptação à nova rotina, dispense alguns minutos extras na montagem das refeições. Um prato bonito, colorido e harmonioso sempre desperta mais vontade de comer.

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