Perda de peso gradual e diminuição nas chances de engordar novamente são alguns dos pontos positivos

Atualmente, emagrecer com saúde se tornou muito mais importante do que apenas perder os quilinhos a mais sem se preocupar com o impacto negativo no organismo.

Existem diversas dietas e métodos de eficácia comprovada, como a Dieta dos Pontos, a Dukan e a Ravenna. Ainda assim, o número de pessoas que busca uma alternativa de alimentação saudável que possa durar a vida toda cresce todos os dias.

A reeducação alimentar ganhou espaço junto às dietas muito recentemente, por ser uma alternativa que engloba muito mais do que a hora das refeições, se tornando uma dieta para emagrecer turbinada e que pode ser aplicada sem discriminações de tempo.

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dieta para emagrecer

Por que usar a reeducação alimentar?

É possível utilizar a reeducação alimentar até mesmo para indivíduos que possuem restrições, como alergias, gastrite, úlcera, com dietas específicas que respeitem essas limitações e ainda promovam um emagrecimento saudável.

Mas para que tudo isso aconteça, é preciso ter um acompanhamento médico e nutricional durante todo o processo, que vai desde a montagem do cardápio dessa nova dieta para emagrecer até a escolha dos exercícios físicos para complementá-la.

Uma das principais vantagens em optar pela reeducação alimentar como sua dieta para emagrecer é a perda de peso lenta, mas definitiva. Ainda que você não consiga eliminar 10kg em um mês praticando a reeducação alimentar, o efeito sanfona é pouco frequente em quem escolhe se alimentar melhor através dela.

Ou seja, o processo é um pouco mais longo e detalhado, mas será muito mais duradouro e fácil de manter, por não trabalhar com grandes restrições alimentares além do necessário.

O cardápio para emagrecer

Por não seguir uma fórmula pronta e ser muito personalizada de acordo com as necessidades de cada um, a reeducação alimentar possui algumas variações.

A primeira parte do programa é feita com foco em eliminar o peso que está e excesso com táticas de escolher alimentos saudáveis e saber como distribui-los nas refeições.

O segundo momento da reeducação alimentar é focado na manutenção do novo peso, com a incorporação dessa nova dieta na sua vida de forma contínua.

De maneira geral, não é preciso abrir mão de nenhum alimento para sempre, mas a diminuição de alguns grupos alimentares e tipos de comida será a chave para conseguir conquistar um corpo e mente mais saudáveis.

Considere sempre o seu Índice de Massa Corporal (IMC) para saber quanto peso é necessário perder para enquadrar-se na linha ideal de saúde.

Alguns exemplos do que não se deve consumir ou consumir em pequenas quantidades durante a reeducação alimentar:

  • Carnes gordurosas
  • Sucos artificiais de pó e caixa
  • Alimentos fritos
  • Embutidos e enlatados como bacon, salsichas, pêssego em calda.
  • Massas amanteigadas e folhadas
  • Álcool
  • Refrigerantes

O cardápio diário da reeducação alimentar normalmente fica em torno das 1200 kcal e precisa seguir oito princípios básicos para trazer bons resultados:

  1. Menos é mais: diminuía a quantidade de alimentos ingeridos em uma só refeição, distribuindo-os melhor ao longo do dia
  2. Maneire no sal
  3. Coma sempre de três em três horas
  4. A cor é tudo: seu prato deve estar sempre bem colorido, assim como os lanches menores ao longo do dia.
  5. Reduza o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar
  6. Dê preferência a alimentos ricos em fibras
  7. Peixe e linhaça precisam fazer parte do cardápio
  8. Substitua carboidratos simples pelos complexos, na forma de alimentos integrais, como pães, massas e biscoitos

Exercícios físicos também são importantes para o sucesso da reeducação alimentar e do emagrecimento saudável. Natação, corrida e caminhada são apenas algumas das opções adaptáveis a qualquer rotina e que trazem sempre ótimos resultados quando aliadas a uma boa dieta para emagrecer.

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