O que comer e não comer e como emagrecer diminuindo os carboidratos no cardápio

Diferentemente do que muitos possam pensar, não existe apenas uma única Dieta Low Carb. Uma vez que o conceito de reduzir o número de carboidratos e substituí-los pelas proteínas na dieta é muito disseminado no universo fit, existem algumas variações de cardápios e restrições na Dieta Low Carb.

Porém, é importante sempre ter em mente que não basta apenas reduzir a ingestão de carboidratos e aumentar a de proteínas para colocar em prática a metodologia Low Carb. Deve-se prestar atenção as especificações da dieta para não desencadear problemas de saúde.

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Dieta Low Carb

O que é a Dieta Low Carb?

Por definição, a Dieta Low Carb é um plano alimentar alternativo que altera o consumo de carboidratos no cardápio diário. De maneira geral, o consumo convencional desse nutriente fica em torno de 45 e 55% de todos os nutrientes ingeridos diariamente.

A proposta do método Low Carb é reduzir esse número para não mais do que 20% do total de calorias ingeridas em um dia. A variação de Dieta Low Carb mais conhecida é a que foi criada e disseminada por Robert Atkins na década de 1970, popularmente conhecida como Dieta Atkins.

Atualmente, milhões de pessoas em todo o mundo seguem esse método. Outra dieta Low Carb que ficou muito conhecida recentemente foi a dieta Dukan, criada pelo francês Pierre Dukan com base nos conceitos principais do método de Atkins.

Por que o método Low Carb funciona?

Acredita-se que as Dietas Low Carb têm uma aderência tão grande porque realmente auxiliam aqueles que desejam perder peso rápido, mantê-lo ou apenas eliminar alguns quilos a mais sem muito sofrimento e sem precisar eliminar tudo o que gosta do cardápio.

Perder peso com as Low Carb é eficiente porque, ao reduzir a quantidade de carboidratos ingerida diariamente, o indivíduo faz com que seu organismo precise tirar energia das reservas de gordura para continuar funcionando e não mais da glicose presente nos carboidratos. Essa é a famosa “queima de gordura”.

O que posso ou não comer na dieta Low Carb?

Antes de entrar no mérito das restrições no cardápio, é preciso ter em mente que a Dieta Low Carb não significa o corte total de carboidratos do seu cardápio. Para cada pessoa e objetivo, essa quantidade pode variar.

Se você se mantiver na faixa dos 100 a 150 gramas de carboidratos por dia, significa que se encontra em um consumo moderado e que essa diminuição surtirá efeito a longo prazo no seu organismo, sem afetar a sua massa magra.

A faixa de consumo que fica entre as 50 e 100 gramas de carboidratos diárias é uma das mais recomendadas para quem deseja emagrecer sem muito esforço e para quem engorda com facilidade se exagerar nos carboidratos.

Para quem sofre de excesso de peso, obesidade ou diabetes, a melhor recomendação é restringir seu consumo de carboidratos entre 20 e 50 gramas diárias.

A seguir, uma pequena lista do que você pode ou não comer numa Dieta Low Carb.

Pode comer:

Carnes de vaca, porco e galinha podem ser ingeridas à vontade, assim como todos os tipos de peixe e ovos. Legumes e verduras estão todos liberados também.

Nos laticínios, prefira queijos brancos, manteiga sem sal e iogurtes sem açúcar. Nas nozes e sementes, priorize as amêndoas e sementes de abóbora e girassol. Gorduras devem ser ingeridas em forma de óleo de coco, azeite de oliva e óleo de peixe para manter elevado o colesterol bom.

Não pode comer:

Para que o seu esforço valha a pena e você consiga emagrecer e melhorar a sua saúde, retire do seu cardápio refrigerantes, sucos, sorvete e outros doces que tenham açúcar e glucose em sua composição.

O glúten também precisará ficar de fora, então alimentos feitos de trigo, centeio e cevada precisam ser excluídos da alimentação, como pães e massas em geral. Tudo o que for industrializado também deve ser evitado, como comida congelada e lanches prontos.

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