Sem precisar eliminar nada do cardápio, a proposta do método e fazer um controle rigoroso da ingestão calórica diária

Se você está querendo perder peso e resolveu se aventurar pela internet em busca da melhor dieta para eliminar os quilinhos extras sem muito sofrimento, com certeza já se deparou com dezenas de métodos para emagrecer.

É comum a busca por dietas que “sequem” rapidamente as reservas de gorduras sobressalentes e elas, em geral, estão atreladas à mudança de hábitos alimentares, como a Dieta Dukan.

Mas se não há tanta urgência em emagrecer e a busca por uma reeducação alimentar também faz parte dos planos, a Dieta dos Pontos é um dos melhores métodos disponíveis.

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Dieta dos pontos

O que é a Dieta dos Pontos?

Idealizada pelo endocrinologista Alfredo Halpern, a Dieta dos Pontos consiste, basicamente, na contagem rigorosa de calorias presentes nos alimentos ingeridos.

Diferentemente de muitos métodos que visam o emagrecimento, na Dieta dos Pontos não há restrições alimentares: você pode comer o que quiser, desde que fique dentro da faixa de calorias diárias.

Por não colocar nenhum alimento na lista negra, nem mesmo os ricos em açúcares e gorduras, a Dieta dos Pontos é uma das mais praticadas em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Aplicando o método da Dieta dos Pontos

Você deve estar se perguntado como será possível fazer uma contagem exata das calorias de todas as refeições, já que nem sempre as informações nutricionais são precisas.

É neste ponto que entra a tabela de equivalência de pontos, também criada por Halpern. Nela, cada porção de alimento corresponde a um determinado número de pontos, o que facilita a soma e o cálculo de calorias consumidas no dia.

No método do endocrinologista, cada ponto da tabela equivale a 3,6kcal. De maneira geral, recomenda-se que um indivíduo não ultrapasse os 320 pontos diários (1200kcal), mas é altamente recomendada a consulta a um nutricionista para determinar de maneira mais exata suas necessidades energéticas e adequar a ela o seu número máximo de pontos diários.

Por se tratar de um método que estimula a reeducação alimentar, não existe período máximo para sua realização, o que faz com que a Dieta dos Pontos possa ser estendida pelo tempo que o indivíduo achar necessário ou até que o objetivo de emagrecimento seja alcançado.

Como não ultrapassar o limite diário e obter sucesso na Dieta dos Pontos?

duvidas sobre dieta dos pontos

Por não haver restrições alimentares, é normal que quem esteja realizando a Dieta dos Pontos se sinta mais livre durante as refeições do que alguém que precisa comer alimentos específicos para não sair da dieta.

Com isso, fica relativamente mais fácil sair dos trilhos, ultrapassar a meta de pontos diária e não conseguir emagrecer. Para evitar que isso aconteça, algumas dicas:

  • Carregue sempre consigo algo em que possa anotar e descrever as refeições do dia. Assim, o relatório de alimentos ingeridos fica mais preciso, assim como o número de pontos somados ao final do dia.
  • Existem alguns aplicativos para smartphone baseados na Dieta dos Pontos que podem auxiliá-lo a ter sempre acesso à tabela de correspondências e a não esquecer de marcar tudo o que come.
  • Ninguém é perfeito e é aceitável que em um dia ou outro a quantidade de pontos seja excedida. Para não acumular calorias extras e culpa por ter saído da dieta, retire as calorias que foram excedidas do limite total do próximo dia para compensar.

Não deixe para gastar mais de 1/3 dos seus pontos em uma única refeição. Busque sempre distribuir o consumo de alimentos de maneira estratégica durante o dia, reservando uma quantidade de pontos para cada categoria de alimentos. Supondo que 320 seja o máximo diário, até 176 pontos devem ser dos carboidratos. 50 ficam destinados às proteínas e 96 para as gorduras

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