Já na primeira das quatro fases da dieta é possível perder até 5kg

Existem várias alternativas de dietas que, além de ajudar com a perda de peso rápida, também proporcionam uma reeducação alimentar e mudança nos hábitos diários para que o novo peso conquistado seja mantido sem esforço.

Dentre elas se encontra a dieta Atkins, uma metodologia de emagrecimento criada por Robert Atkins na década de 1970, usando a sua experiência pessoal de perda de peso para compor as quatro fases da técnica.

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Dieta Atkins

O que é a dieta Atkins?

A principal meta da dieta Atkins é, como todas as outras, a perda de peso sem comprometer a saúde. Para atingir tal objetivo, o método de Robert Atkins utiliza-se da ingestão de um cardápio específico que induz o metabolismo a entrar no processo de cetose.

A cetose nada mais é do que o corpo queimando as reservas de gordura acumulada para ter energia ao invés de retirar essa energia da ingestão de alimentos calóricos.

Dividida em quatro fases, a dieta Atkins determina diferentes comportamentos alimentares para cada uma delas de forma a alcançar o objetivo do emagrecimento duradouro, fugindo do efeito sanfona.

As quatro fases da dieta Atkins

 

Fase de indução

No primeiro momento da dieta, o cardápio terá quantidade limitada de carboidratos. Por ser um período de adaptação, ele é considerado por muitos o mais difícil de toda a dieta.

Nesta fase, a ingestão de carboidratos não pode passar das 20 gramas diárias. Somente assim o organismo entrará no estado de cetose e começará a queimar a energia acumulada em forma de gordura.

De maneira geral, a fase de indução dura até duas semanas e, a depender do seu metabolismo, é possível perder de 2 a 5kg já nos primeiros sete dias de dieta.

Nesta fase, alguns dos alimentos permitidos no cardápio são:

  • Carnes variadas e de todo o tipo.
  • Ovos.
  • Verduras.
  • Leite de coco
  • Maionese sem carboidratos
  • Queijos

Fase de PPC

O segundo momento da dieta Atkins é a fase de perda de peso continuada, também conhecida como PPC. Aqui, aumenta-se a quantidade de carboidratos ingeridos por dia e alguns alimentos que não eram permitidos na fase de indução podem voltar ao cardápio.

O aumento nos carboidratos, contudo, é gradual: de 20 gramas passam a ser 25 gramas na segunda fase. Isso acontece para que a perda de peso se mantenha, ainda que em ritmo mais lendo do que na primeira fase.

Descobrir a quantidade de carboidratos que você pode consumir sem parar de perder peso é o ponto crucial desta fase da dieta Atkins. Assim, você saberá futuramente como organizar as próximas fases para manter o novo corpo.

Alguns alimentos podem ser adicionados ao cardápio da dieta Atkins na segunda fase:

  • Requeijão.
  • Morango, framboesa e melão.
  • Nozes, pistache e amêndoas.

Fase de pré-manutenção

O terceiro momento da dieta Atkins funciona como um período de testes de ingestão de alimentos. Aqui, explora-se a tolerância aos carboidratos, bem como a forma ideal na qual eles devem ser ingeridos pelo seu organismo.

Normalmente, ao atingir a terceira fase da dieta, o indivíduo precisa perder em torno de 5kg para alcançar a sua meta inicial de perda de peso. Aqui, este emagrecimento deve ocorrer de maneira progressiva, não mais rapidamente como nas primeiras fases.

Por permitir mais carboidratos, na terceira fase novos alimentos podem ser ingeridos:

  • Feijão
  • Abóbora e batata cozidas.
  • Grão de bico
  • Maçã
  • Arroz

Fase de manutenção

A quarta e última fase da dieta Atkins é o momento no qual o novo peso alcançado será mantido. Neste período, você utilizará as informações coletadas nas fases anteriores acerca da tolerância aos carboidratos para conseguir manter-se longe do excesso de peso.

Desta maneira, o indivíduo consegue manter uma alimentação saudável sem engordar novamente, mesmo podendo ter um cardápio mais flexível daqui para frente.

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