Vista como um momento de lazer, a dança também pode ser uma das maiores aliadas na hora de emagrecer

Encontrar tempo para se divertir em meio às atribulações da vida cotidiana nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente se você é uma pessoa que procura gastar o tempo livre que tem na busca por uma vida mais saudável.

Mas cada vez mais pessoas estão descobrindo que é possível transformar a prática de exercícios diária ou semanal também em um momento de divertimento de lazer: basta aderir à dança como uma de suas atividades físicas principais.

Além de oferecer motivação maior do que a maioria das atividades físicas convencionais, a dança é um dos exercícios que proporciona maior gasto calórico dentro do período de uma hora: a depender da intensidade e da frequência das aulas, é possível gastar de 500 a 1000 calorias dançando.

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Exercícios de dança

Exercícios de dança: vantagens e benefícios

Um dos maiores benefícios de escolher a dança como sua atividade física para perder peso é, sem dúvidas, o desenvolvimento da flexibilidade do corpo, que não ocorre em outras alternativas, como corrida e academia.

A sua coordenação motora também agradecerá por você colocar a dança em sua vida: a agilidade dos movimentos e a melhora no condicionamento aeróbico são outros benefícios físicos que a dança oferece.

O fator motivacional e de divertimento também pesa bastante para quem opta por dançar para fugir do sedentarismo e caminhar para uma vida mais saudável. Pessoas que dançam, além de perder peso e definir o corpo, também se sentem mais felizes e motivadas a não abandonarem o exercício físico como parte da rotina.

Em comparação com outras atividades físicas e esportes, a dança possui algumas vantagens. Além de funcionar como uma habilidade a ser aprendida, podendo ser aplicada em situações de lazer, dependendo da intensidade e frequência da prática, ela pode queimar mais calorias do que a tradicional caminhada de uma hora.

Por funcionar como um exercício físico dos mais completos, já que trabalha quase todas as regiões do corpo, é possível conquistar um emagrecimento e tonificação geral ou localizados, a depender da região na qual você deseja perder mais peso.

Além disso, os riscos de lesionar um músculo ou região corporal dançando são menores quando comparados aos que existem praticando um esporte de impacto, como lutas ou corrida.

Exercícios de dança: como fazer

Existem diversos tipos de coreografias que abrangem todos os gostos e preferências de ritmo, o que faz com que as aulas de dança fiquem entre as atividades físicas mais democráticas.

De maneira geral, não existem estilos que comprovadamente queimam mais ou menos calorias: tudo depende da frequência das aulas e da intensidade dos movimentos que você realiza nas coreografias.

Zumba

O estilo de dança de academia conhecido como Zumba ganhou espaço recentemente e pode ser realizado em casa: basta ter o vídeo com as aulas para assistir e copiar sem sair da sua sala.

Se o seu foco é tonificar a região dos braços e queimar calorias rápido, a Zumba é uma excelente opção. Com muitas coreografias latinoamericanas, é um dos estilos de dança que mais trabalham o corpo como um todo e não somente algumas regiões específicas.

Salsa

O desenvolvimento de resistência física e força muscular é um dos principais destaques e benefícios oferecidos pelas aulas de salsa. Precisar de um parceiro para dar continuidade aos movimentos também possibilita que as aulas sejam feitas por casais, como uma maneira de passar tempo de qualidade juntos e emagrecer com saúde e lazer aliados.

As pernas e glúteos são as regiões mais trabalhadas pelas coreografias de salsa e a queima de calorias é bem alta devido aos movimentos enérgicos e rápidos que caracterizam o estilo.

Dança do ventre

Muito indicada para mulheres que desejam dar uma guinada da autoestima e, de quebra, tonificar e fortalecer a região do abdômen. O foco das coreografias fica na região dos quadris, da barriga e também nos braços.

Todos os músculos do corpo são utilizados de maneira leve, o que faz da dança do ventre uma excelente alternativa de dança para mulheres que querem emagrecer de maneira geral, mas focando sempre no abdômen.

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