Muitos mais do que um meio de transporte alternativo, a bicicleta é um excelente exercício para deixar o sedentarismo de lado

Pedalar já faz parte do dia a dia de vários brasileiros, seja como lazer aos finais de semana ou como alternativa de transporte para chegar ao trabalho. Mas o ciclismo é também um esporte e pode ser inserido na sua rotina de exercícios para perder peso e melhorar a saúde do corpo e do coração.

Se você já sabe como andar de bicicleta, passar a pedalar com mais frequência será simples. Por isso, o ciclismo é considerado um dos exercícios mais recomendados para quem gosta de aliar lazer à prática de esportes e parar de levar uma vida sedentária.

Existem diversas séries de exercícios de ciclismo que você pode praticar durante a semana para perder peso, aumentar a sua resistência e ainda tonificar algumas partes do corpo, como as pernas.

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Exercícios de ciclismo

Exercícios de ciclismo: começando a praticar

Antes de começar a pedalar com mais frequência e intensidade, é preciso prestar atenção a algumas coisas para não sobrecarregar o seu organismo depois dos treinos.

Fazer alongamentos também é essencial para quem pedala e não somente as pernas. Alongue todo o corpo e gaste um tempinho a mais na região inferior, que será a mais utilizada durante os exercícios de ciclismo.

O que você veste também é importante. As roupas precisam deixar o organismo respirar e não impedir que você pedale com conforto. Priorize peças feitas especialmente para praticar exercícios. E o tênis também é fator essencial na hora de pedalar: precisa oferecer conforto e firmeza nos pedais, sem apertar os pés.

Na hora de escolher os espaços nos quais praticar seus exercícios de ciclismo, procure por lugares nivelados, com pouco movimento. Parques arborizados e de esportes são ótimas alternativas. Mas caso tenha alguma ciclovia próxima à sua casa, ela também é uma excelente opção para pedalar com segurança no meio da cidade.

Exercícios de ciclismo: estilos de treino

Muitas pessoas fazem exercícios fora da bicicleta para aumentar a resistência do corpo. Correr na esteira e fazer levantamento de peso são algumas opções para preparar melhor o seu organismo e pedalar com mais tranquilidade.

Mas para quem quer fazer dos exercícios de ciclismo o ponto principal de prática de esportes durante a semana, existem algumas opções de treino e séries para aproveitar o máximo que a sua bicicleta pode oferecer e perder peso com saúde.

 

Treino intervalado

Considerado uma das melhores opções em academias que oferecem aulas de spinning, o treino intervalado é um excelente exercício de ciclismo por ajudar a queimar um alto nível de calorias e por se encaixar bem para quem está começando a pedalar com mais intensidade.

Ao começar a pedalar, alterne cinco minutos em ritmo de passeio e cinco minutos com velocidade mais intensa. Para quem é iniciante, 20 a 30 minutos desse exercícios algumas vezes por semana já são suficientes para acelerar a queima de calorias.

 

Pedalada cadenciada

Ideal para quem tem a queima de gordura como objetivo principal, as pedaladas cadenciadas não exigem um aumento na marcha e contam com mais rotações no pedal. Mantenha o ritmo constante em um terreno plano durante 40 minutos para que o resultado seja o mais eficiente possível.

 

Percurso com subidas

Se a meta é melhorar o condicionamento físico e a resistência, adicionar algumas subidas ao seu percurso habitual de bicicleta é uma excelente tática. A musculatura das pernas também será afetada de maneira positiva, graças ao esforço extra que a inclinação faz recair sobre elas.

Alterne a subida de inclinação média com a recuperação em um terreno plano para aumentar gradualmente a sua resistência e capacidade cardiorrespiratória. Se não houver subidas próximas à região na qual você costuma pedalar, uma alternativa é trocar as marchas da bicicleta, optando pelas mais pesadas, que precisarão de um esforço maior do seu corpo na hora de pedalar.

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